Gengivas inflamadas: sintomas e como tratar

Quando algo não vai bem com as gengivas, a boca sinaliza e precisamos estar atentos aos sintomas. Dor, pequenos sangramentos e retração gengival que confere aos dentes uma aparência alongada, indicam doenças como gengivite e periodontite. A gengiva saudável é firme, cor de rosa, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente.

Os sinais de sangramento podem ocorrer durante a escovação e utilização do fio dental.

É importante visitar o dentista regularmente para realizar a profilaxia a fim de evitar que o tártaro se instale e provoque inflamação nas gengivas.

Características de Gengivite e Periodontite

A doença periodontal é uma infecção bacteriana que provoca inflamação crônica das gengivas e tecidos circundantes. É a principal causa de perda dentária adulta.

A Gengivite, fase inicial, pode ser eliminada por meio da escovação e da correta utilização do fio dental, rotina que previne formação de placa bacteriana.

Se não tratada de maneira adequada, evolui para Periodontite, estágio mais avançado, que acomete os tecidos que suportam o dente na cavidade bucal. Entre as características clínicas estão: vermelhidão acentuada, bolsa periodontal (espaço existente entre dente e gengiva), sangramento após escovação ou uso do fio, perda de osso que suporta o dente na cavidade bucal, desenvolvimento de secreção purulenta, halitose e mobilidade dos dentes.

Gengivite e periodontite têm tratamento

Para o diagnóstico preciso é importante consultar um cirurgião-dentista, de preferência com especialização em Periodontia. Há uma série de procedimentos que podem ser realizados, dependendo do estágio em que o paciente se encontra.

Os especialistas garantem que a higiene com produtos de boa qualidade são eficazes para prevenir tais doenças.

Confira algumas opções de produtos da Oralfarma:

Para prevenção e manutenção diária: uso contínuo

  • Gingikin enxaguatório e Gingikin pasta de dente – Excelente produto que protege contra a placa e cárie e tem efeito epitelizante ( provitamina B5) e antioxidante (Vitamina B3)
    Indicado para pessoas com gengivas delicadas, usuários de implantes, gestantes, fumantes, diabéticos e idosos.
    Contém ainda CPC (Cloreto de Cetilpiridino), Zinco, flúor + xilitol.
    Origem: Espanha
  • Escova de dente Tepe Gentle Care – Com 5400 cerdas ultra macias, é indicada para gengivas sensíveis, traumatizadas, raízes expostas e retrações de gengiva. Assegura escovação atraumática e confortável. Origem: Suécia
  • Waterpik WP-450 ou Waterpik WP-100 – Irrigador oral para complementar a higiene após a escovação. Remove profundamente as bactérias nocivas entre os dentes e sob a gengiva, onde a escovação tradicional e o fio dental não conseguem chegar.

 

Para o tratamento gengival:

Uso prolongado: 4 a 8 semanas

Uso intensivo: 2 a 3 semanas

  • Cariax enxaguatório e Cariax pasta de dente – formulado à base de Clorexidina 0,12% + Flúor. Nos casos da formação excessiva da placa bacteriana e na higiene oral pré e pós procedimentos periodontais e operatórios. Origem: Espanha

 

Para o tratamento periodontal:

Uso intensivo: 1 a 2 semanas

  • PerioKin Gel – gel bio adesivo à base de Clorexidina 0,20% para ser aplicado no local da inflamação. Indicado para doenças periodontais avançadas, bolsas periodontais e na higiene periodontal e peri-implantar. Origem: Espanha

Atenção: A Clorexidina é antimicrobiano efetivo contra bactérias que após uso prolongado do produto pode ocasionar leve coloração nos dentes e próteses. O uso deve ser recomendado e acompanhado por um cirurgião-dentista.