5 dicas para limpeza de aparelhos ortodônticos

Tem dúvidas sobre como realizar a limpeza de aparelhos ortodônticos?

Usar aparelho ortodôntico fixo requer cuidados de higienização mais trabalhosos do que os habituais. Os bráquetes, fios e elásticos dificultam a chegada da escova aos dentes e ainda facilitam a retenção dos alimentos.

Deixar de fazer a higiene de maneira apropriada, por outro lado, implica em vários problemas, como o mau hálito, formação de placas bacterianas (biofilme dental), surgimento de manchas e inflamação nas gengivas.

Existem diversas maneiras de fazer a higiene bucal, inclusive a limpeza de aparelhos ortodônticos, e elas devem ser feitas de acordo com a situação de cada paciente e o tipo de aparelho. Veja cinco dicas básicas para limpar seus dentes, caso você esteja em tratamento de ortodontia:

Dica 1: Escovas ortodônticas e interdentais

Hoje já existem escovas específicas para usuários de aparelhos ortodônticos, como modelos com cerdas mais duras de 2 fileiras para a escovação dos braquetes ou mesmo escovas em que a parte central da escova tem cerdas mais curtas para o encaixe dos braquetes, as chamadas escovas ortodônticas.
Escovas interdentais são recomendadas para complementar a higiene bucal. Serve para limpar as ranhuras dos bráquetes e também para higienizar os espaços entre os dentes. Tem papel semelhante ao do fio dental, ou seja, retirar placas e prevenir cáries e periodontite. Existem tamanhos variados de escovas interdentais, além dos formatos poderem ser cônicos ou cilíndricos.

Dica 2: Passa fio ortodôntico

O passa fio ortodôntico é um facilitador do uso do fio dental. O formato do passador se assemelha a uma agulha de plástico, sendo útil para colocar o fio dental atrás do fio do aparelho. É uma ferramenta de auxílio para, além de possibilitar a higiene adequada, não machucar os dedos do usuário. Alguns fios dentais já vem com passa fio e são bem práticos e fáceis de usar, pois apresentam a ponta rígida e cortados na medida necessária.

Dica 3: Irrigador oral

Os profissionais de ortodontia indicam ainda o uso do irrigador oral para a limpeza de aparelhos ortodônticos, o qual completa a utilização do fio dental e pode ser adquirido em lojas especializadas.

A utilização do irrigador consiste em colocar água no reservatório do dispositivo e ativá-lo para que ele dispare um jato d’água nos lugares de difícil acesso, onde a escovação não consegue alcançar.

Dica 4: Enxaguatório bucal

Os enxaguatórios bucais são produtos bem conhecidos inclusive entre as pessoas que não usam aparelhos ortodônticos. Contudo, ainda existem algumas dúvidas sobre qual escolher de acordo com cada pessoa. Conheças algumas dicas:

  • Gluconato de Clorexidina: esta substância está presente nos antissépticos, logo matam as bactérias. É indicado para quem está com problemas como sangramento na boca, porém, seu uso deve ser controlado, pois algumas bactérias são importantes para o processo digestivo e saúde bucal.
  • Flúor: enxaguatórios fluoretados podem ser utilizados todos os dias, diferentemente dos antissépticos. Existem alguns produtos com flúor que contêm também nitrato de potássio, que ajuda a controlar a sensibilidade dentinária.
  • Cloreto de Cetilpridínio (CPC): esta é outra substância antisséptica, a qual diminui a formação de placas bacterianas pela metade e garante a saúde dos dentes.
  • Aloe Vera: os produtos com essa substância têm ação epitelizante e são bastante indicados por suas propriedades regenerativas, além de hidratar a membrana da mucosa oral.

Dica 5: Higienizadores para limpeza de aparelhos ortodônticos móveis

O aparelho móvel pode ser higienizado com:

  • Limpeza profunda com solução desincrustante com ação bactericida e fungicida, de uso externo e semanal;
  •  Pastilhas efervecentes à base de oxigênio ativo, para higienizar o aparelho e eliminar possíveis manchas;
  • Estojo especial para manter o aparelho guardado e higienizado enquanto não estiver sendo usando, de modo a evitar que fique exposto a bactérias.

A higiene correta dos dentes e da boca é um dos principais elementos do sucesso do tratamento com aparelhos ortodônticos. Se você está fazendo tratamento de ortodontia, aproveite as dicas deste artigo e preze pela sua saúde oral.

Confira em nossa loja virtual uma seleção de produtos para lhe auxiliar na higiene de aparelhos ortodônticos. Acesse aqui!