7 Dicas de como tratar boca seca

A xerostomia é um quadro clínico caracterizado pela sensação de boca seca, que é provocada pela redução do fluxo salivar. A saliva tem importantes funções para a saúde bucal, como a prevenção de cáries e infecções, além do auxílio no processo de deglutição.

A boca seca tem diversas causas, tais como: efeito colateral de medicamentos, tratamento de câncer na região da cabeça e pescoço, diabetes, envelhecimento, Síndrome de Sjögren, desidratação e outros.

O problema pode ser temporário ou crônico dependendo da sua origem. Contudo, deve ser amenizado com urgência, para evitar complicações maiores. Veja sete dicas para tratar boca seca:

1 Hidrate-se

Beber bastante água durante o dia ajuda a manter a boca umedecida. Os isotônicos ou bebidas esportivas também são indicados, uma vez que fornecem eletrólitos funcionais aos fluidos do organismo. Porém, deve-se evitar os líquidos com açúcar ou cafeína.

 

2 Mastigue gomas sem açúcar

O estímulo mastigatório favorece a produção de saliva. Portanto, mastigar pastilhas ou balas sem açúcar ajuda a diminuir a sensação de boca seca, aumentando o fluxo salivar.

Há ainda a opção dos sialogogos, que são dispositivos de silicone feitos para estimular a produção salivar através da mastigação. Os sialogogos mecânicos podem ser reutilizados pela mesma pessoa e têm durabilidade de até seis meses.

 

3 Cuide da alimentação

Existem diversos tipos de alimentos que prejudicam a saúde bucal e podem gerar dor ou infecção às pessoas que sofrem com boca seca. Os alimentos ácidos, com muito sal ou açúcar, por exemplo, devem ser evitados. Já os vegetais e frutas que contenham bastante água devem ser consumidos para ajudar a tratar o problema.

 

4 Evite fumar e beber álcool

Substâncias como álcool, tabaco e cafeína agravam a sensação de boca seca. Muitas vezes, a causa do desconforto está associada diretamente a vícios como cigarro e bebidas alcoólicas. Portanto, evitá-los deve ser um dos primeiros passos de quem está tratando a xerostomia.

 

5 Mantenha a higiene bucal

Escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental e usar enxaguatórios bucais fluoretados sem álcool e açúcar são medidas básicas para cuidar da saúde oral, principalmente nos casos em que a pessoa sente o incômodo da boca seca.

A higiene bucal adequada auxiliará na prevenção de cáries e infecções, funções que a saliva com produção insuficiente não é capaz de realizar de modo satisfatório nos casos de xerostomia.

 

6 Utilize repositores salivares

As salivas artificiais ou repositores salivares estão disponíveis em spray ou gel e atuam como um substituto da saliva natural, garantindo a saúde dos dentes e da gengiva. Além de diminuir o desconforto, esses produtos regulam o microambiente da boca e podem ser usados sempre que o incômodo aparecer, especialmente durante a noite.

Confira aqui algumas recomendações de produtos para boca seca.

 

7 Consulte o dentista regularmente

A sensação de boca seca, além de desconfortável ao paciente, pode ser um sintoma de complicações mais graves, como diabetes. Portanto, é fundamental consultar o dentista quando o incômodo se tornar frequente e sem motivo aparente.

Consultar o dentista a cada seis meses para realizar um check-up garantirá a manutenção da sua higiene bucal, assim como será possível obter um diagnóstico precoce e tratamento adequado, caso o problema apareça.

Cuidar de complicações como ressecamento bucal evita doenças dores e infecções, além de manter a qualidade de vida do paciente. Compartilhe essas dicas com as pessoas que você ama, para que saibam que a sensação de boca seca pode ser tratada e resolvida com cuidados básicos.