5 dicas sobre higiene bucal das crianças

Estimular os pequenos a escovar os dentes, alimentarem-se de forma saudável e cuidar da saúde oral desde cedo é uma tarefa que deve ser constante, cautelosa e pode ainda ser divertida. A missão de entender e educar sobre a higiene bucal das crianças é também um investimento, pois tanto os pais e responsáveis quanto os filhos serão beneficiados ao longo da vida.

Cuidados com a higiene bucal das crianças

O ato de ensinar os pequenos a terem zelo pelos próprios dentes, boca e gengiva pode começar com ações simples, como convidá-los a realizar a escovação junto com você ou incentivando a optar por alimentos que não prejudiquem a região da boca. Além disso, hoje em dia é possível contar com alguns instrumentos facilitadores nessa tarefa, como escovas e cremes dentais infantis, com formatos atrativos e fórmulas diferenciadas.

O mais importante, contudo, é ter boa vontade e paciência com os pequenos, para não causar traumas e eles captarem a importância que devemos ter com a saúde oral. Com o objetivo de ajudar os pais nessa grande missão, separamos neste post quatro dicas sobre a higiene bucal das crianças. Veja:

1 Supervisione a escovação

Os primeiros meses em que o seu filho escova os dentes sozinho são de muita novidade para ele, podendo até considerar um momento divertido. Porém, como responsável, sua função é supervisionar a atitude dele, cuidando de alguns detalhes, como:

  • A quantidade de creme dental que ele coloca na escova, de forma que não exagere ou seja insuficiente;
  • O ato da escovação para que efetue os movimentos corretos e escove todos os dentes, principalmente os do fundo que são de alcance mais difícil para os pequenos.
  • Os bochechos, tanto para tirar o excesso de creme dental quanto para utilizar o enxaguante, para que não engula os produtos e consiga atingir todos os dentes, língua e palato (céu da boca);

2 Conheça os tipos de escovas

As escovas de dentes infantis estão disponíveis em vários formatos e podem ser mais adequadas de acordo com cada criança. Veja algumas opções:

  • Escovas para cada faixa etária: recomenda-se utilizar dedeira de silicone em bebês e escovas com cabeças pequenas e conforme os dentes forem aparecendo. As opções com cabo emborrachado são ótimas para quando as crianças começam a escovar os dentes sozinhas, pois facilitam a pegada.
  • Escovas com timer: estas opções trazem como vantagem a cronometragem do tempo de escovação, treinando a criança a escovar durante o tempo adequado.

3 Use o flosser

Ensinar a criança a passar o fio dental é uma tarefa que exige paciência. O flosser (ou mini-flosser) é um acessório que facilita essa missão. Ele normalmente é feito de plástico, e é constituído de um cabo e duas hastes as quais suportam um pedaço de fio dental.

FLOSSER GUM CRAYOLA KIDS
FLOSSER GUM CRAYOLA KIDS
MINI-FLOSSER TEPE
MINI-FLOSSER TEPE

4 Escolha o enxaguatório certo

O uso de enxaguatório bucal pelas crianças deve ser feito somente sob orientação odontológica. De qualquer maneira, deve-se optar por produtos sem álcool, sem açúcar e sem corantes, além da baixa concentração de agentes bactericidas.

Destaca-se que a presença do flúor ajuda a prevenir ou reduzir as cáries e é importante utilizar o enxaguatório quando a criança já tem a capacidade de bochechar, sem engolir.

5 Armazene adequadamente

Existem estojos e porta-escovas revestidos com uma tecnologia chamada Nanox, em que nanopartículas de prata protegem da ação de bactérias e fungos. É uma boa opção para proteger dos germes nos banheiros, mesmo que de casa, e nos ambientes escolares. Você ainda pode fazer uso de temas lúdicos que irão tornar a hora da escovação um momento divertido. Confira aqui alguns kits e suportes!

Visite a seção exclusiva de produtos para a higiene infantil, Baby & Kids na nossa loja virtual.