Como assegurar uma boa higiene bucal na escola

A prevenção de doenças na boca é a maneira mais eficaz de promover a saúde oral. Por sua vez,  a higiene bucal na escola é ideal para ensinar às crianças medidas educativas e preventivas sobre uma boa higiene pessoal.

A importância de introduzir ações sobre os cuidados com a higiene bucal na escola já nos primeiros anos de vida escolar surge da noção de que essa é entendida como uma fase de processos intensos de aprendizagens e descobertas.

Como educar sobre higiene bucal na escola

A educação sobre higiene bucal na escola pode acontecer de diversas maneiras. As atividades lúdicas e coletivas, por exemplo, são bastante comuns nas instituições e estimulam as crianças a adotarem hábitos a partir de vivências sociais.

A participação dos pais também é fundamental, uma vez que os filhos estão sempre vigiando suas ações. Os hábitos de higiene devem ser aprendidos e adquiridos em casa, de modo que a escola seja um reforço no processo educativo.

Garanta a saúde do seu filho

Siga estas dicas fundamentais para que seu filho cuide da própria higiene bucal na escola e em casa:

1 – Prepare um kit lúdico de higiene bucal na escola

Os kits infantis de higienização da boca são perfeitos para auxiliar pais e professores na função de ensinar a realizar a limpeza dental diária. Tais kits são encontrados prontos para vender, com itens como toalha social, escova para viagem, creme dental infantil e estojo apropriado.

Você também pode montar um kit, com produtos adequados para crianças e, de preferência, com temas atrativos para elas. Neste caso, é importante prestar atenção para escolher os melhores produtos, como estojo com nanopartículas com propriedade bactericida.

2 – Escolha escovas e cremes apropriados

A escova de dente dos pequenos deve ser com tamanho e formato apropriados para cada faixa etária. Além disso, é importante que seja atrativa para eles, com cores alegres e estampas divertidas.

 O creme  ou gel dental também deve ser adequado para a idade da criança. Cuide para escolher um com gosto agradável e com quantidade de flúor suficiente para livrar o seu filho das cáries e placas bacterianas.

3 – Converse com os professores sobre higiene bucal na escola

A educação sobre higiene bucal na escola se torna eficaz apenas se existir o diálogo e a harmonia entre pais e professores. Por isso, é fundamental que a conduta dos educadores, tanto na escola quanto em casa, esteja em conformidade, de forma que direcione a criança a ter zelo pela sua saúde em todos os sentidos.

4 – Dê o exemplo

Os filhos aprendem muito mais observando as atitudes dos pais do que apenas ouvindo conselhos. Portanto, convide seu filho para realizar a higiene bucal junto com você, explique como cada passo deve ser feito e a importância de fazê-lo.

Verificar se os produtos estão sendo usados diariamente, na escola e em casa, também é uma ação fundamental, pois é uma maneira de acompanhar as atitudes da criança mesmo que ela não esteja na presença de um responsável.

Cuidar da higiene bucal na escola e em casa faz parte do processo de uma educação íntegra e responsável. Incentivar a criança a ter o hábito de escovar os dentes e cuidar da saúde da boca é não só um dever, mas também um ato de amor.

Visite a seção exclusiva de produtos para a higiene bucal infantil, Baby & Kids na nossa loja virtual.

Confira outro post sobre o tema:

https://goo.gl/bJi7fc

 

 

Deixe uma resposta