Os mitos e verdades sobre implantes dentários

Problemas com a saúde bucal podem resultar na queda de um ou mais dentes. A colocação de implantes dentários está cada vez mais acessível a todas as pessoas, sendo um procedimento que traz resultados estéticos, de autoestima para o paciente, melhor oclusão e outros aspectos bucais. Mas, ainda existem os mitos e verdades sobre implantes dentários, o que causa dúvidas nas pessoas.

O implante dentário é uma técnica aplicada com o uso de pinos de titânio os quais são colocados no suporte ósseo da arcada dentária. Assim, passam a fazer o papel de uma raiz do dente, na qual podem ser fixadas diferentes tipos de próteses. O pino de titânio liga-se fortemente ao osso, tornando-se parte dele.

Os mitos e verdades sobre implantes dentários:

1- Implantes dentários causam mau hálito?

A técnica de implantar dentes é moderna e confiável, porém, pode causar alguns incômodos se for mal aplicada. O problema com halitose (mau hálito) é uma das consequências de um implante mal adaptado.

Cita-se ainda como efeitos do procedimento mal realizado: problemas de dicção, inflamação, dor, perda óssea e dos elementos do implante. De toda forma, é responsabilidade do paciente ter total cuidado com a região bucal, em especial na fase de adaptação e com a higiene diária.

A halitose, como em qualquer pessoa, pode ser evitada com a higienização bucal diária, por meio de escovação com pasta recomendada pelo dentista, uso de fio dental e enxaguante bucal de uso noturno, que contêm propriedade antisséptica.

Alguns pacientes têm ainda a saburra lingual ou língua esbranquiçada. Nesses casos, recomenda-se o uso de raspadores e limpadores de língua específicos para tal, a fim de eliminar a placa bacteriana e impedir o mau hálito.

2 – As complicações na gengiva tendem a aumentar?

Problemas como gengivite e doença periodontal (periodontite) podem aparecer por diversos fatores. A má higienização bucal é o principal motivo do aparecimento dessas doenças. Assim, o paciente de implantes dentários também está sujeito a elas, mas não de forma especial.

A pessoa que coloca um ou mais dentes artificiais deve realizar a higiene da boca como qualquer outra, a fim de manter a saúde oral em dia e evitar complicações. Se houver algum sintoma de gengivite, é indicado limpar a região com produtos apropriados, como cremes dentais que evitam o sangramento e soluções bucais que eliminam germes causadores do problema.

3- Existe rejeição de implantes dentários pelo organismo?

Os implantes dentários são realizados com titânio, material que tem plena compatibilidade com o tecido ósseo. Portanto, afirmar que o organismo pode rejeitar implantes dentários é um mito.

Os problemas na aplicação que podem acontecer, ainda que incomuns, são decorrentes de falha na cirurgia, falta de cuidado no pós-operatório e período de adaptação ou até mesmo má qualidade do osso. Por isso, o acompanhamento profissional e os cuidados em casa são de extrema importância para o sucesso do procedimento, que podem garantir a saúde e o bem-estar pelo resto da vida do paciente.

O implante de dentes é um procedimento que, como qualquer outro da área da saúde, exige precauções e especialmente o acompanhamento de um profissional especializado. Antes de realizar, encontre um odontólogo de sua confiança, como também tenha em mãos os produtos mais indicados para fazer a sua parte durante o procedimento.

Mantenha a sua saúde oral perfeita. Encontre os melhores produtos para higienização e cuidados com próteses, em no nosso site. https://goo.gl/Vg6rns 

Confira outros posts sobre o tema: https://goo.gl/H2nmLE

 

Deixe uma resposta