Língua branca ou saburra lingual: como tratar?

Língua branca ou esbranquiçada é uma complicação causada principalmente pela redução de produção da saliva e o aumento da descamação excessiva de células epiteliais da mucosa bucal, que se desprendem dos lábios e bochechas.

A saburra lingual, como o problema é conhecido entre os profissionais da saúde, é basicamente uma placa bacteriana que se forma em cima da língua e causa mau hálito (halitose).

A solução para impedir a formação da língua branca de forma imediata é a higienização correta da boca, que deve ser feita com produtos adequados para cada pessoa.

Higiene bucal e língua branca

A manutenção da saúde bucal é feita em primeiro lugar através da higiene adequada. A língua branca, por exemplo, pode ser prevenida com o uso de raspadores e limpadores específicos.

Veja os melhores produtos para evitar ou eliminar a saburra lingual:

Raspadores de língua

Os raspadores de língua são indicados para remoção da saburra no grau leve. Nos casos moderados, aplicá-los com maior pressão pode ajudar a resolver o problema, porém com cuidado para não machucar a língua ou causar alteração de paladar.

Existem diferentes formatos de raspadores de língua disponíveis no mercado. Eles geralmente têm formato de “U” ou “V” e podem ser escolhidos de acordo com a preferência do usuário. Ainda que haja discussões sobre sua eficácia, o produto remove a saburra parcialmente e sua principal vantagem é não causar ânsia no momento de usá-lo.

Limpadores de língua

O problema de língua branca no dia-a-dia geralmente é resolvido com os limpadores de língua. Esses itens são recomendados para remover saburras de todos os graus, sendo que as principais vantagens do item são: facilidade de uso, segurança e maior alcance da placa bacteriana.

Os modelos podem apresentar mais ou menos cerdas, as quais garantem eficiência no momento de remoção. Além disso, recomenda-se utilizar o item com o auxílio de um produto que ajuda a soltar a saburra da língua, como um spray.

Spray para limpeza da língua

Os sprays ou enxaguatórios para limpeza de língua branca potencializam de forma química a remoção da placa bacteriana. Eles devem ser usados em conjunto com os limpadores ou raspadores, que ajudarão o usuário a soltar toda a saburra.

A principal vantagem desses itens é fazer com que a limpeza mecânica chegue a pontos microscópicos da língua, permitindo uma limpeza mais profunda e eficaz. Os enxaguatórios garantem ainda o hálito fresco, eliminando a halitose temporariamente.

Previna a língua branca

A melhor maneira de evitar o aparecimento da saburra lingual é tratando sua causa. Portanto, evite a boca seca seguindo as dicas:

  • Hidrate-se e prefira beber líquidos sem açúcar;
  • Evite ingerir bebidas e comidas com açúcar, álcool e cafeína, como café e refrigerantes;
  • Utilize produtos para higiene bucal sem açúcar e álcool, como cremes dentais e enxaguatórios bucais;
  • Em caso de boca seca (xerostomia), utilize gel ou spray de saliva artificial durante o dia e principalmente à noite;
  • Estimule a produção salivar mascando gomas sem açúcar ou sialogogos (dispositivos de silicone);
  • Utilize um umidificador, caso o ar esteja muito seco.

Lembre-se: a higiene bucal adequada é o principal tratamento para todos os tipos de complicações na saúde oral. Por isso, deve ser cuidada diariamente, pois assim você garantirá uma melhor qualidade de vida, além de impedir o surgimento de desconfortos como língua branca ou halitose. Cuide de você em primeiro lugar!

Confira outros posts sobre o tema: https://goo.gl/JDDzSY

Deixe uma resposta