A importância da alimentação na Higiene Oral

Entender que a alimentação balanceada diária é um dos principais pilares para levar uma vida com mais saúde física e mental não é novidade para a maioria das pessoas. O que pode surpreender é saber que alguns dos alimentos que consumimos ajudam a manter dentes e gengivas saudáveis, por isso, a importância da alimentação na Higiene Oral.

A escolha do que será ingerido deve levar em conta não só a manutenção do peso ideal, mas também a saúde bucal e o funcionamento pleno do organismo. Os dentes e gengivas podem ficar mais fortes e protegidos  de complicações com o consumo frequente de algumas substâncias. Conheça as principais delas:

Fibras

Os alimentos ricos em fibras reduzem de forma considerável a formação de placas bacterianas, uma vez que auxiliam na limpeza dos dentes. Frutas como ameixa, figo, mamão e pêssego, além de cereais como aveia e granola, são ótimas fontes de fibra.

Vitamina C

A vitamina C garante diversos benefícios à saúde, como regulação do metabolismo, proteção da imunidade e funções antioxidantes. No caso da saúde bucal, alimentos ricos nesta substância ajudam a manter as gengivas saudáveis. Contudo, destaca-se que o consumo excessivo de alimentos muito ácidos pode danificar o esmalte dentário.

Vitamina D

A saúde dos dentes e gengivas pode ser favorecida também com o consumo de alimentos ricos em vitamina D. Comer peixes como atum, salmão e sardinha, ou ainda cogumelos, iogurte e manteiga ajuda a absorver o cálcio dos dentes e toda a estrutura óssea.

Leite

O leite é uma fonte bastante rica em cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos de todo o organismo. Com relação à saúde bucal, ele protege contra a erosão dos dentes, uma vez que impede a ação das substâncias mais ácidas. Além disso, o produto contém ácido láctico, fósforo, vitaminas e proteínas.

Gomas de mascar

A mastigação de balas e chicletes sem açúcar aumenta o fluxo salivar, o que auxilia a eliminar bactérias de toda a cavidade bucal, incluindo os dentes. Além disso, as gomas também evitam a boca seca e suas consequências.

Importa lembrar, contudo, que somente as balas sem açúcar são benéficas à saúde, sendo que as açucaradas podem inclusive promover complicações de xerostomia, dentes e gengivas. 

Cuidados com dentes e gengivas e a importância da alimentação na higiene oral

A carência de algumas substâncias no organismo favorece o aparecimento de doenças e complicações relacionadas à saúde bucal, como cáries, erosão dentária, gengivite, periodontite e outras.

O cuidado com dentes e gengivas pode começar com uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitaminas, fibras e água. Por outro lado, deve-se evitar comidas e bebidas açucaradas, muito ácidas ou mesmo os produtos muito duros, como gelo e milho.

Realizar a higiene bucal diária com os produtos adequados, por sua vez, também é fundamental. Escolher a melhor escova e creme dentais, de acordo com a sua necessidade, assim como fazer uso de fio dental, limpador de língua (em especial para quem tem saburra lingual) e enxaguante bucal apropriado garante a saúde plena da boca e evita desconfortos e problemas que podem ser irreversíveis, como a periodontite.

Quais produtos de higiene bucal você utiliza no seu dia-a-dia? Compartilhe conosco nos comentários e ajude mais pessoas a escolherem os melhores itens para cuidar da saúde da boca.

Confira outros posts sobre como cuidar da sua Higiene Oral e evitar problemas gengivais : https://goo.gl/zc5VgL

 

 

Deixe uma resposta