Clareamento Dental

O desejado sorriso com dentes brancos pode ser conquistado através da aplicação de clareamento dental. Existem diferentes tipos de técnicas para clarear os dentes e todas elas devem ser feitas por um profissional odontológico habilitado, a fim de não comprometer a saúde dos dentes.

Tipos de clareamento dental

Conheça todas as possibilidades de clareamento dental e suas principais características:

A laser

A técnica conhecida por apresentar o resultado imediato e ter o custo mais elevado nem sempre garante os melhores resultados. O clareamento dental a laser pode durar de uma a quatro consultas no cirurgião-dentista, com intervalo mínimo de dois dias entre cada sessão.

O procedimento é recomendado em especial para quem tem problemas de retração gengival, o que impede a realização do tratamento caseiro. Já os maiores riscos estão associados a modificações irreversíveis no esmalte dos dentes, inflamação pulpar e hipersensibilidade dentária.

Caseiro

Esta é a opção de clareamento dental mais segura para a saúde dos dentes. A aplicação é feita pelo próprio paciente, que recebe os géis clareadores para colocar em moldeiras. O tempo irá depender da concentração recomendada pelo profissional, que pode ser de 1h a 3 hrs por dia, por aproximadamente 5 a 7 dias. Ao dentista, cabe orientar o paciente e supervisionar o tratamento, observando as possíveis alterações no esmalte dentário e gengivas.

Os principais benefícios são o clareamento efetivo, baixa agressividade pulpar, maior resultado nas áreas próximas à gengiva e menor risco de manchamento. Contudo, o tratamento caseiro não pode ser realizado por pessoas com retração na gengiva, principal desvantagem que a técnica apresenta.

Convencional

A técnica convencional é realizada em consultório odontológico. Ela é semelhante ao procedimento caseiro, porém o gel é aplicado em consultório quando os pacientes têm problemas na região das gengivas.

O tratamento pode durar de uma a quatro consultas, com sessões de aplicação do gel clareador por cerca de 20 minutos de duração e intervalo de no mínimo dois dias entre as sessões. A principal vantagem é o resultado mais rápido do que o procedimento caseiro, de modo que a maior desvantagem é o não clareamento das áreas próximas às gengivas.

Higiene: o principal cuidado

Os cuidados durante e após a realização do clareamento dental não são difíceis, mas devem ser praticados todos os dias. A higienização bucal deve receber atenção especial, sendo que precisa ser redobrada e feita com produtos específicos.

Os cremes dentais com flúor são os mais indicados durante o tratamento, independentemente do tipo de procedimento escolhido. O flúor auxilia no processo de remineralização, já o uso correto das escovas de dentes macias e fio dental evitam o acúmulo de manchas dentais.

Existe ainda uma lista de alimentos que devem ser evitados, por isso durante o processo o paciente não deve usar produtos com corante, como vinho tinto, açaí entre outros, e se o fizer, deve imediatamente fazer a escovação. Se você tem a intenção de clarear seus dentes, acesse nossa loja virtual e encontre os melhores produtos para a sua saúde bucal e sorriso perfeitos.

Deixe uma resposta