Qual a diferença entre facetas e lentes de contato dental?

Ter o sorriso perfeito e a saúde bucal em dia geram tanto elogios externos quanto autoconfiança e autoestima. Existem vários tratamentos que garantem a manutenção de dentes bonitos e bem cuidados, sendo que as facetas e lentes de contato são procedimentos estéticos que têm feito bastante sucesso pelo seu resultado. E qual seria a diferença entre facetas e lentes de contato dental ?

Diferenças entre facetas e lentes de contato

As principais diferenças entre facetas e lentes de contato estão na espessura e no desgaste dentário necessário para serem implantadas. Veja as características dos dois procedimentos feitos com porcelana:

Facetas

As facetas de porcelana têm de 0,7 a 2 milímetros e, para serem posicionadas, é preciso desgastar um pouco dos dentes. Trata-se de uma espécie de capinha que reveste a face vestibular dental (parte da frente).

Lentes de contato

As lentes de contato também são estruturas de porcelana, porém não necessitam de desgaste dentário, por isso sua principal vantagem é serem pouco invasivas. Elas possuem de 0,2 a 0,6 milímetro de espessura, isto é, mais finas ou iguais a uma unha.

Cuidados e produtos adequados

Conheça os principais cuidados que você deve ter e produtos a serem utilizados caso você realize o procedimento de implantação de facetas ou lentes de contato dentais:

  • Faça a higiene bucal diária com escovação, fio dental e uso de enxaguante bucal apropriado, sem produtos que possam amarelar os dentes;
  • Prefira escovas com cerdas ultramacias e com material de boa qualidade, a fim de impedir arranhões na porcelana;
  • Evite roer unha, morder pontas de canetas ou lápis e outros hábitos parafuncionais;
  • Utilize placas especiais de relaxamento para bruxismo, caso tenha o problema;
  • Reduza o consumo de cigarros, cafés, iogurtes, refrigerantes, vinagres e vinhos tintos;
  • Escolha cremes dentais sem propriedades de clareamento dos dentes.

O organismo de cada paciente terá uma reação específica para qualquer tratamento escolhido. Por isso, é importante que você implante os dentes de porcelana com um profissional de sua confiança e esteja ciente dos benefícios e riscos que o procedimento pode causar.

Qual a sua opinião sobre a realização de procedimentos estéticos nos dentes? Compartilhe conosco nos comentários.

Para manter uma  ótima higiene bucal diária, confira nossos produtos no site : https://goo.gl/n4EjWS

 

Deixe uma resposta