O uso correto do fio dental ortodôntico

Passar o fio dental é uma etapa fundamental no processo de higienização bucal diária. O item auxilia na limpeza da região entre os dentes e próxima da gengiva, que é de difícil acesso apenas com a escovação. Quem usa aparelho ortodôntico deve aprender o uso correto do fio dental ortodôntico, a fim de evitar cáries interproximais, gengivite e outros desconfortos bucais durante o tratamento.

Como passar fio dental usando aparelho

O período de utilização do aparelho ortodôntico pode demorar meses ou até anos. Assim, a higiene oral deve ser plena e constante, mesmo que seja mais dificultosa para o usuário. Veja como passar fio dental e outras formas de manter a região entre os dentes sempre limpa:

1 Passa fio

O passa fio ou passador de fio dental é um acessório que ajuda a atravessar o fio por trás do fio ortodôntico. Trata-se de uma espécie de instrumento parecido com uma agulha de costura, feito de plástico e utilizado por pacientes com aparelho fixo, implantes e próteses.

O deslize do fio dental entre os dentes deve acontecer normalmente após a inserção do item atrás do fio ortodôntico. O recomendado é realizar movimentos minuciosos e de cima para baixo. Além disso, é importante cuidar para não entortar o fio do aparelho e comprometer o andamento do tratamento.

O processo de limpeza deve acontecer através dos seguintes passos:

  • Insira uma ponta do fio dental no passa fio, da mesma forma como colocaria uma linha em uma agulha;
  • Em seguida, atravesse o passador por trás do fio ortodôntico;
  • Utilize o fio dental normalmente, como se não utilizasse aparelho ortodôntico;
  • Retire o fio dental da boca e repita o procedimento em todos os demais os dentes, de modo que garanta a limpeza completa.

2 Irrigador oral

O irrigador oral é um instrumento que tem função semelhante à do fio dental e também garante a remoção de placas bacterianas na região entre os dentes. O produto funciona a partir do disparo de água nas áreas de difícil acesso para a escovação, porém sua limpeza não é tão bem-feita quanto à do fio.

A utilização do irrigador é realizada através dos seguintes passos:

  • Adquira um produto indicado pelo seu dentista de confiança;
  • Coloque água limpa no reservatório e troque em cada higienização;
  • Direcione o fluxo de água na região entre os dentes e acione o disparo de água;
  • Repita o processo nos demais dentes para limpar todas as áreas possíveis.

3 Escova interdental

A escova interdental é um produto muito indicado especialmente para remover o acúmulo de alimentos nos espaços entre o fio ortodôntico. Seu uso é muito eficiente e seguro, contudo também não substitui a utilização do fio dental, apenas ajuda no processo de limpeza oral.

Há diferentes modelos da escova interdental. As cerdas devem ser de boa qualidade e os formatos cilíndrico e cônico possibilitam sua inserção entre os bráquetes. Os modelos disponíveis para venda geralmente permitem a troca de refil, que deve ser feita de acordo com o uso e desgaste das cerdas.

Aprender as maneiras mais eficientes de como passar fio dental e limpar a região entre os dentes nunca é demais, em especial as pessoas que utilizam aparelho fixo, implantes e próteses. Compartilhe este artigo com um amigo que precisa dessas dicas e o ajude a conquistar o sorriso perfeito!

Confira esses e outros produtos para uso de aparelhos ortodônticos em nossa loja virtual: https://goo.gl/ucQiJr

Deixe uma resposta