Invisalign: conheça a ortodontia do futuro

Conquistar o sorriso perfeito e ter a oclusão ideal ainda é o sonho de muitas pessoas. No entanto, muitos pacientes da ortodontia acabam desistindo de realizar o tratamento com aparelho, seja pelo desconforto causado ou por questões estéticas.

O que é o Invisalign

O sistema Invisalign é uma proposta inovadora e eficaz no tratamento ortodôntico. A tecnologia utilizada pelo sistema é a SmartForce, a qual garante o alinhamento ideal dos dentes através do uso de alinhadores removíveis.

O Invisalign é considerado a odontologia do futuro porque, além de ser esteticamente agradável, é prático e confortável de ser utilizado. Trata-se de placas praticamente invisíveis feitas sob medida para cada caso, as quais devem ser substituídas cerca de duas vezes por mês.

Indicação de uso

Os alinhadores Invisalign corrigem problemas dentários simples e complexos. Veja os principais:

  • Dentes apinhados: quando falta espaço na arcada dentária para todos os dentes se encaixarem perfeitamente.
  • Dentes muito espaçados: são os dentes que estão visivelmente separados e ficam assim porque são muito pequenos, a arcada dentária é muito grande ou ainda por faltar algum dente.
  • Mordida cruzada: ocorre por causa do desalinhamento dos dentes inferiores e superiores, o que gera problema na oclusão ou “mordida” e pode gerar problemas maiores, como desgaste dentário, por exemplo.
  • Sobremordida: acontece quando os dentes superiores se encaixam sobre os inferiores. A causa geralmente é genética, de maus hábitos de higienização oral ou problema ósseo.
  • Prognatismo: diferentemente da sobremordida, acontece quando os dentes inferiores se encaixam na frente dos superiores.

Invisalign Teen

O sistema de alinhadores removíveis oferece ainda uma versão especial destinada aos adolescentes. Com ele, os jovens em fase de crescimento podem realizar o tratamento ortodôntico na faixa etária mais indicada e sem grandes constrangimentos sociais.

Cuidados e produtos recomendados

Os cuidados de higiene e manutenção de quem utiliza alinhadores  Invisalign são bastante simples. Conheça:

Higienização

A higiene bucal dos pacientes que usam os alinhadores removíveis deve ser tão minuciosa quanto a das pessoas que não precisam do cuidado ortodôntico. Porém, a atenção de quem está utilizando o Invisalign deve ser especial no momento de limpar os dentes, para não correr o risco de precisar realizar um tratamento bucal paralelo.

O recomendado é cuidar de toda a saúde oral com os melhores e mais adequados produtos para cada caso.

O Invisalign é removível, portanto, a limpeza pode ser feita normalmente com escova comum com cerdas de boa qualidade, fio dental e enxaguante que não agride a saúde dos dentes.

Alimentação

A alimentação dos usuários de Invisalign pode acontecer normalmente, sem qualquer restrição.

O mais importante é lembrar-se de tirar o alinhador no momento de comer, para não causar ferimentos na boca e também não quebrar o alinhador. Portanto, indica-se ter sempre por perto um estojo adequado para proteção do produto, evitando a contaminação por impurezas do ambiente.

Manutenção

O manuseio do alinhador é mais um fator que indica a importância de se ter uma caixinha adequada para guardar o produto enquanto não está sendo usado. Já a higienização pode ser feita com escova e creme dentais comuns.

A limpeza semanal mais profunda pode ser feita com o uso de produtos para limpar dentaduras, como enxaguantes ou pastilhas efervescentes específicas.

Você precisa realizar o tratamento ortodôntico e está sem coragem? Conte para nós nos comentários o que lhe impede de conquistar o sorriso dos sonhos.

 

Deixe uma resposta