Como escolher a escova de dentes correta? Veja!

A escolha da escova de dentes correta deve ser feita com critérios particulares, que mudam conforme cada usuário. Existem muitos tipos do produto à venda e, por isso, o recomendado é que cada pessoa conheça suas necessidades para acertar na decisão.

Tipos de escovas de dentes

Os modelos disponíveis no mercado podem ser segmentados de diversas maneiras. Considerando o foco no usuário, separamos uma lista de questões que devem ser levadas em conta no momento de descobrir qual a escova de dentes correta:

1 Usa aparelho fixo?

O momento de escovação de quem usa aparelho fixo nos dentes deve receber atenção e produtos especiais, como a escova ortodôntica e a escova interdental.

A escova ortodôntica se assemelha ao modelo convencional, porém geralmente apresenta cerdas de boa qualidade e em formatos ideais para serem friccionadas com os bráquetes. Assim, garantem uma limpeza mais efetiva e maior durabilidade do produto.

As escovas interdentais, por sua vez, têm cerdas em formato cônico ou cilíndrico, que facilitam a higienização dos espaços por trás do fio ortodôntico e entre os dentes.

2 Tem diabetes ou gengivite?

As pessoas com quadro diabético devem prevenir ferimentos em todas as partes do corpo, devido à dificuldade de cicatrização. A falta desse cuidado pode gerar infecções inclusive na região da boca, como a periodontite.

A inflamação na gengiva (gengivite) é causada principalmente pela má higienização e pode levar à periodontite, infecção que pode chegar a ser irreversível, ocasionado a perda de dentes e tecido ósseo.

A prevenção da gengivite e da periodontite acontece através da higienização bucal adequada. Além do uso diário do fio dental nas regiões próximas às gengivas, as cerdas da escova devem ser macias, a fim de evitar ferimentos e sensibilidade nessa área.

3 É idoso?

Pessoas em idade mais avançada não precisam utilizar produtos especiais para higienizar os dentes e a boca. A limpeza deve acontecer normalmente, incluindo todas as etapas. Contudo, é importante que idosos deem preferência às escovas de dentes com cerdas macias, para minimizar a retração gengival, condição comum do envelhecimento.

5 Passa o dia fora de casa ou viaja bastante?

Os modelos de escovas de dentes para viagem são perfeitos para quem passa o dia ou até meses fora de casa. Os itens apresentam cabos que se transformam em estojo após o uso, ideais para proteger as cerdas enquanto guardadas.

Há ainda os kits completos para viagem, com escova, creme dental, fio dental e enxaguante em tamanhos específicos para guardar na bolsa ou mochila.

A descoberta da escova de dentes correta deve considerar, portanto, pontos biológicos e o estado de saúde oral do usuário. As dicas do seu dentista também devem pesar na escolha, uma vez que esse profissional é habilitado para apresentar o diagnóstico e indicar os melhores cuidados para a saúde da sua boca e dentes.

Existem muitos tipos de escovas e situações que podem interferir na compra, incluindo, a própria rotina diária do paciente. Contudo, a troca de produto deve acontecer, no máximo, de três em três meses, intervalo recomendado em todos os casos.

Qual a sua maior dificuldade em escolher a escova de dentes ideal? Compartilhe conosco nos comentários.

Em nosso site você encontra as melhores opções de escovas do mercado, confira!

Deixe uma resposta