Como o consumo exagerado de alimentos ácidos pode ameaçar sua saúde bucal

O consumo exagerado de alimentos doces e ácidos causa problemas à saúde bucal que podem ser irreversíveis, como a erosão dentária. O problema afeta principalmente jovens e pessoas que passam muito tempo sem escovar os dentes após a ingestão desses alimentos.

A causa principal está relacionada ao pH da saliva, que fica mais ácido com o consumo de alimentos como refrigerantes, por exemplo. Então, nossos dentes são afetados, por não serem preparados para ficarem expostos a ambientes ácidos por um longo período.

Danos causados

A erosão dentária é o principal dano provocado pelo consumo exagerado de ácidos. Os sintomas são a hipersensibilidade, o amarelamento e o aparecimento de fissuras nos dentes.

Veja por que acontecem os efeitos do processo de desgaste:

  • As duas primeiras camadas do dente são o esmalte e a dentina. As terminações nervosas passam pela dentina, o que gera a hipersensibilidade ao gelado, muito quente e/ou a alimentos doces, quando o esmalte está desgastado.
  • O amarelamento fica notório porque a dentina passa a ficar exposta e é amarelada, diferentemente do esmalte, que tem tom mais branco.
  • A falta de tratamento e restauração nas fissuras, por exemplo, pode fazer ainda com que o problema atinja o canal do dente, camada mais profunda, que exigirá um tratamento mais específico.

Como evitar o problema

Os cuidados com a alimentação e a higienização constante da boca são as maneiras mais eficientes de evitar a erosão dentária.

Conheça algumas dicas para minimizar os danos causados aos dentes:

1 Evite o consumo de alimentos e bebidas ácidas

Produtos como refrigerantes, cafés, chocolates, doces em geral, sucos de frutas, são alguns dos exemplos que devem ser evitados.

2 Mantenha a higiene bucal em dia

A boa higienização ainda é o principal segredo para evitar problemas de saúde oral. Após consumir alimentos e bebidas ácidas, procure realizar a limpeza da boca e dos dentes de forma profunda, para evitar a exposição ao ambiente ácido por um período muito longo.

Cabe lembrar, porém, que a higienização não deve ocorrer de forma imediata após o consumo de produtos ácidos, pois isso contribui para o aumento do desgaste dos dentes. É importante aguardar alguns minutos para escovar os dentes, a fim de que o ácido seja diluído naturalmente pelo fluxo salivar, sem o atrito da escovação.

3 Hidrate-se

O consumo de água durante o dia é saudável para todo o organismo. No caso da saúde dos dentes, a hidratação adequada auxilia a diluir o ácido e na limpeza de resíduos, além de contribuir para o fluxo salivar ideal.

4 Escolha os melhores produtos para sua higiene

Investir em produtos adequados para higiene bucal é a melhor forma de evitar problemas futuros e com maiores custos. Para evitar o desgaste dos dentes, por exemplo, o recomendado é investir em escovas com cerdas macias e cremes dentais com baixa abrasividade.

Os cremes dentais com fluoreto de estanho, por exemplo, formam uma camada protetora junto ao esmalte dentário e contato com a saliva natural, o que minimiza os danos causados pelos produtos ácidos.

Compartilhe este artigo com seus amigos que tomam bebidas ácidas com frequência, para que eles conheçam e possam evitar um dos danos causados por esse hábito. 😊

 

Deixe uma resposta