Quando começar a escovar os dentes do bebê? Saiba!

Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem começar antes mesmo de ele nascer. A ingestão de alguns produtos pela mãe, durante a segunda metade da gestação e na fase de amamentação, por exemplo, pode afetar o desenvolvimento dos dentes da criança.

Cuidados com as cáries de mamadeira!

As chamadas “cáries de mamadeira” são provocadas pela contínua exposição a líquidos com muito açúcar, como o leite, sucos de fruta e alimentos industrializados. O processo acontece com o acúmulo desses produtos nos dentes por tempo prolongado, nas duas arcadas dentárias.

As principais recomendações para evitar complicações antes da primeira dentição aparecer são:

  • Limpar a gengiva com um pano ou gaze umedecida após as refeições, em especial antes de dormir.
  • Dar uma mamadeira de água e/ou chupeta de boa qualidade, de preferência, indicada pelo médico ou dentista.

Como e quando escovar os dentes do bebê

O uso das escovas de dente infantil deve iniciar quando começam a aparecer os primeiros dentes do bebê. São instruções básicas para essa fase:

  • Utilizar dedeira de silicone ou escova de dente massageadora, para aliviar o desconforto do período.
  • Escovar os dentes do bebê, no mínimo, duas vezes por dia.
  • Dar preferência a cremes dentais com flúor, conforme autorização do pediatra.
  • Higienizar a língua, para evitar o acúmulo de bactérias responsáveis pelo mau hálito e formação de cáries.
  • Substituir a escova quando houver desgaste ou mudança na forma de suas cerdas
  • Iniciar o uso de fio dental somente quando os dentes começarem a ter contato um com o outro. Na primeira dentição, ainda existem espaços na configuração dos dentes, permitindo a higiene interdental apenas com escova.
  • Realizar movimentos circulares e suaves durante a escovação, nas faces interna e externa dos dentes.
  • Usar uma pequena quantidade de pasta de dente com flúor, equivalente a meio grão de feijão. Isso porque o bebê ainda não sabe cuspir o produto e a ingestão excessiva de flúor pode causar náuseas e outros desconfortos gástricos.

Atenção na escolha dos itens

Priorizar a escolha de produtos direcionados a bebês e crianças é muito importante para a educação relacionada a hábitos de higiene.

Escovas de dentes e estojos com temas infantis estimulam os pequenos a criarem o hábito da escovação, uma vez que o momento de higienização passa a ser também de diversão. Além disso, os cremes coloridos e com sabores familiares para as crianças tornam a escovação agradável, o que reduz a possibilidade de a higienização ficar incompleta.

Garantir a boa higiene bucal da criança, desde o seu nascimento, evita complicações em curto e longos prazos. Portanto, vale o investimento e a atenção diária, pois, assim, tanto os pais quanto os filhos têm menos riscos de constrangimentos futuros, além de problemas de saúde e despesas extras.

Acesse a nossa loja virtual e encontre os melhores produtos para realizar a higiene bucal dos pequenos.

 

Deixe uma resposta