3 Dicas fundamentais para quem quer manter o clareamento dental

O investimento em saúde e estética bucal tem se tornado cada vez mais comum e acessível com o passar dos anos. O clareamento dental garante a volta dos dentes brancos, melhorando, assim, a autoestima e satisfação pessoal de quem realiza o procedimento odontológico.

A manutenção do sorriso saudável, porém, exige cuidados diários, que vão além das consultas e recursos oferecidos pelo cirurgião-dentista. Conheça as principais dicas para prolongar o sorriso brilhante após a realização do clareamento dental.

1 Cuide da alimentação

Adotar uma rotina diária de alimentação saudável beneficia todo o organismo, incluindo a saúde bucal. Para manter o efeito do clareamento dental por mais tempo, é importante evitar ao máximo bebidas e alimentos que provoquem o amarelamento dos dentes, como os produtos pigmentados, ricos em corantes.

As bebidas que mais devem ser evitadas são o café, refrigerante, suco artificial e vinho tinto, enquanto que, dentre os alimentos proibidos estão os chocolates, balas e doces coloridos, molhos (como de tomate e shoyu) e biscoitos industrializados. Já os alimentos mais naturais, como carnes, frutas, arroz e feijão podem ser consumidos à vontade.

2 Pare de fumar

As atitudes que favorecem a saúde bucal plena incluem, além da higienização diária adequada, uma vida longe do cigarro. O hábito de fumar causa desde o amarelamento dentário e alterações na voz, com o passar do tempo, até o conhecido câncer de boca.

As substâncias nocivas presentes em cada cigarro, principalmente a nicotina, vão se acumulando na superfície do dente e são de difícil remoção com a escovação feita em casa, o que provoca o amarelamento. Além disso, a nicotina estimula a produção de melanina, o que resulta no desenvolvimento de manchas escuras próximas às gengivas

3 Invista em bons produtos de higiene

Escova de dente

O uso de uma boa escova de dentes é fundamental para que passar pelo clareamento dental profissional, independentemente do tipo de procedimento. Isso porque os itens utilizados para limpar os dentes diariamente devem alcançar todas as regiões da boca, sem prejudicar a gengiva ou o próprio esmalte dentário. Portanto, as cerdas devem ser macias e o formato da escova adequado para a cavidade bucal.

Enxaguante bucal

A escolha do enxaguante bucal também deve receber atenção especial. Existem diferentes fórmulas deste produto à venda, sendo que cada uma serve para um fim especifico.

Os enxaguantes fluoretados, isto é, com flúor, são os indicados para uso diário, enquanto que os antissépticos devem ser utilizados somente por um curto período e sob recomendação de um profissional responsável. O uso excessivo ou inadequado desses itens gerar o amarelamento, além de outras complicações na cavidade bucal.

Creme dental

Os cremes dentais coloridos devem ser evitados, por conterem substâncias que pigmentam os dentes. Já as fórmulas que prometem deixar o sorriso mais branco (efeito whitening) devem ser usadas com cuidado, associadas a uma escova com cerdas macias e, de preferência, sob recomendação de um dentista.

As pastas de dentes clareadoras podem ser utilizadas somente por quem tenha todos os dentes naturais, não apresente recessão da gengiva e sensibilidade dentária. A abrasividade dessas pastas agrava as complicações bucais e, por isso, seu efeito pode ser negativo com o tempo.

Você já fez clareamento dental? Compartilhe sua experiência nos comentários e siga nossas dicas para manter o sorriso perfeito por muito mais tempo. Confira em nosso site, diversos produtos para manter seu clareamento em dia!

Deixe uma resposta