Mucosite: saiba o que é e como tratar

A mucosite bucal é uma reação inflamatória severa no interior da boca e garganta que acomete pessoas em tratamento de câncer, em especial pacientes de quimioterapia e radioterapia na região da cabeça e pescoço.

Características da mucosite

A primeira característica aparente do problema é o eritema, vermelhidão na pele causada pela vasodilatação dos capilares cutâneos. Em seguida, começam a aparecer ulcerações (feridas) na área afetada, que passam a incomodar o processo de nutrição e qualidade de vida do paciente.

A evolução da mucosite é influenciada por outras complicações, como xerostomia (boca seca), disguesia (distorção ou redução do paladar), odinofagia (deglutição dolorosa ou “dor de garganta”), também normalmente decorrentes de tratamentos oncológicos.

Por que tratar

A mucosite na cavidade bucal é um fator de risco para infecções que podem atingir outros órgãos e, portanto, desenvolver uma doença sistêmica. Além disso, a reação inflamatória causa desconforto na cavidade bucal do paciente, que passa a ter dificuldade para se alimentar e pode ter problemas de nutrição. Com isso, muitas vezes, o tratamento de quimioterapia ou radioterapia precisa ser interrompido, até que o paciente volte a ter condições de realizá-lo.

Como tratar

O tratamento da mucosite é fundamental para o sucesso da terapia contra o câncer. Entre as principais medidas a serem tomadas, estão a boa higienização bucal, o controle da sensação de boca seca e a consulta regular ao dentista.

Saiba como tratar a inflamação:

Alimentação

Quem sofre com mucosite deve passar por acompanhamento nutricional, para estar seguro de que o estado nutricional não esteja piorando, devido à dificuldade de nutrição e hidratação.

Recomenda-se o consumo de alimentos líquidos e pastosos à temperatura ambiente, além de evitar dieta que favorecem o aparecimento de cáries, como alimentos ricos em açúcar.

Os produtos que possam irritam a mucosa também não são indicados, como frutas cítricas, refrigerantes, temperos e produtos ácidos de modo geral. Em casos de mucosite grave, o paciente pode ser submetido a vias alternativas de nutrição, como a sonda nasogástrica.

Boca seca

A sensação de boca seca pode agravar o quadro da mucosite, devendo, portanto, ser tratada. As principais formas de tratar a xerostomia são:

  • Uso de gomas de mascar sem açúcar ou de sialogogos (dispositivos de silicone para estimular a produção de saliva através da mastigação);
  • Limpeza da língua, com auxílio de limpador específico, para possibilitar a melhor estimulação dos receptores gustativos;
  • Uso de saliva artificial, em gel ou spray;
  • Hidratação constante;
  • Higienização bucal adequada.

Consulta ao dentista

As consultas regulares ao dentista durante o tratamento oncológico são de extrema importância. Os profissionais de odontologia farão intervenções primárias com o objetivo de tratar cáries, além do controle rigoroso de placas bacterianas, problemas que agravam a mucosite.

O dentista poderá ainda dar orientações de medidas fisioterápicas para controlar a mucosite, como a aplicação de gelo na boca (crioterapia) antes da quimioterapia, com a finalidade de reduzir temporariamente a exposição da mucosa a agente tóxicos, através da vasoconstrição.

Higiene bucal

Os pacientes com mucosite tendem a ter dificuldade de realizar a higienização bucal adequada, devido a dores locais. Contudo, a limpeza correta é fundamental para a prevenção de infecções e problemas mais graves.

Recomenda-se o uso de escovas dentais com cerdas macias, fio dental e produtos sem álcool, substância que favorece o desenvolvimento de feridas. Em casos mais graves, é aconselhável realizar limpeza profissional semanal e bochechos com anestésicos para facilitar a escovação.

O tratamento oncológico deve ser cuidado em cada detalhe, para garantir a saúde plena do paciente. Compartilhe este artigo com alguém que esteja passando por este período delicado e contribua com o sucesso do tratamento.

Você pode encontrar em nosso site, diversos produtos para Boca Seca,além de outros para cuidar bem da sua Higiene Bucal.

Deixe uma resposta