Você sabia que fazer tratamentos odontológicos caseiros pode ser perigoso?

O orçamento curto e a falta de tempo para ir ao dentista geralmente são os motivos pelos quais as pessoas optam por  buscar a internet para saber como fazer procedimentos odontológicos caseiros.  Por exemplo, deixar os dentes mais brancos por meio de alternativas caseiras é  um dos mais procurados. Porém, essa decisão pode resultar em complicações na cavidade bucal.

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios de odontologia e a conquista do sorriso branco pode acontecer através de técnicas profissionais, como a convencional (com aplicação de gel) ou a laser. No entanto, muitas pessoas buscam alternativas caseiras, as quais acabam trazendo riscos para a saúde dos dentes.

Veja cinco motivos para investir no clareamento dental profissional:

1 O acompanhamento por um dentista é fundamental

O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para cuidar da saúde bucal, seja através de orientação, prevenção ou tratamentos de saúde. Realizar o clareamento dental com acompanhamento profissional significa ter respeito a si e garantir os dentes saudáveis por mais tempo, evitando riscos.

2 Cada pessoa é única

Existem diversos tipos de clareamento, que podem ser feitos em consultório ou em casa, sempre com acompanhamento odontológico. Além do tempo de ação, a reação nos dentes varia conforme cada técnica utilizada. Portanto, o tratamento pode gerar reações diferentes em cada organismo, as quais devem ser controladas e/ou evitadas com a realização do tratamento profissional.

A utilização de uma superdosagem de gel clareador, por exemplo, pode gerar problemas de sensibilidade, pulpite (inflamação da polpa dentária) e ferimentos nas gengivas, situação que podem ser impedidas com uma supervisão profissional adequada.

3 As “receitas” nem sempre são confiáveis

A era da informação ajuda a disseminar muitos conteúdos não confiáveis, os quais fogem às fontes seguras e científicas. Isso também acontece com as receitas caseiras para clarear os dentes, como a do bicarbonato de sódio e da casca de banana.

Os métodos de passar bicarbonato de sódio ou casca de banana nos dentes, muito conhecidos entre pessoas que buscam métodos clareadores caseiros, chegam a tirar manchas dentárias externas, porém não promovem o clareamento de fato.

A abrasão decorrente da esfoliação até faz com que os dentes fiquem mais brancos, por tirarem as manchas externas. Porém, os produtos alternativos não contêm peróxido de hidrogênio (água oxigenada), únicas substâncias realmente capazes de oxidar os dentes, possibilitando o clareamento.

Bônus: outros riscos dos tratamentos caseiros

  • Produtos feitos em casa: fazer misturas químicas em casa para passar nos dentes é ainda mais perigoso, pois, dependendo das medidas das substâncias, pode provocar queimaduras na cavidade bucal, aftas, ferimento na gengiva, desequilíbrio da flora bucal e ulcerações.
  • Manutenção: todo clareamento dental requer cuidado atenção após ser realizado, independentemente da técnica escolhida. Por isso, é de extrema importância receber a orientação de um profissional sobre alimentação, higienização bucal apropriada e demais cuidados especiais que devem ser considerados durante e após o procedimento.

A decisão de se submeter a um procedimento odontológico estético deve ser consciente e priorizar a saúde dos dentes em longo prazo. Por isso, é necessário consultar o cirurgião-dentista, a fim de obter resultados positivos e manter o sorriso saudável, além de brilhante. Compartilhe este artigo e ajude mais pessoas a tomarem decisões responsáveis.

Confira em nosso site os melhores produtos para cuidar de forma correta de sua saúde bucal!

Deixe uma resposta