3 Dicas de como aliviar a dor do aparelho ortodôntico

O começo do tratamento ortodôntico sempre causa algum desconforto no paciente. A dificuldade para falar, mastigar, realizar a higiene bucal adequada requer um tempo de adaptação e, portanto, muita paciência de quem está com o sorriso metálico.

Como aliviar a dor do aparelho ortodôntico

A dor nos dentes causada pela pressão do deslocamento e as feridas por volta dos bráquetes estão entre as queixas mais comuns dos usuários de aparelho fixo. Contudo, é preciso saber lidar e lembrar, diariamente, que, a recompensa do processo é o ganho de um sorriso bonito e saudável.

Veja cinco dicas que ajudam a aliviar a dor causada pelo aparelho fixo:

1 Mude a dieta temporariamente

Preferir alimentos fáceis de mastigar nos primeiros dias após a colocação ou manutenção do aparelho é uma maneira muito eficiente para evitar dores desnecessárias.

Recomenda-se alimentos macios e gelados (ou em temperatura ambiente) pelo menos nos primeiros três dias de adaptação. Comidas como sopas, purês e vitaminas são ótimas opções, pois evitam dores e ainda facilitam a limpeza dos dentes. Além disso, os produtos gelados, como sorvete e até gelo, evitam inflamações e têm efeito analgésico natural, diminuindo a dor.

2 Use a cera ortodôntica

A cera ortodôntica é uma alternativa eficaz na proteção da cavidade bucal. Ela é ideal para aliviar irritações e impedir o desenvolvimento de ferimentos causados pelo fio ortodôntico, bráquete ou banda.

O produto deve ser colocado em pequena quantidade nas partes do aparelho que machucam a boca, após a higienização bucal. Além de proteger lábios, língua e gengiva das partes pontiagudas do aparelho ortodôntico, a cera pode dar um ar refrescante à boca, como é o caso dos itens à base de vitamina E e Aloe Vera.

3 Reveja seus itens de higiene bucal

O tratamento ortodôntico exige cuidados diários especiais pelo paciente, incluindo o momento de higienização bucal. Se, antes, a limpeza dos dentes já deveria ser ideal, agora, ela precisa receber atenção dobrada, por conta da dificuldade para atingir todos os espaços sem machucar a boca e as gengivas.

Portanto, veja se você está usando os produtos adequados enquanto usa aparelho dental:

– Escova de dentes

O ideal é utilizar escovas com cerdas macias, para não machucar a gengiva e cabeça pequena, para atingir pontos de difícil acesso. As escovas interdentais também são recomendadas, pois possibilitam a limpeza por trás do fio ortodôntico, com cerdas cônicas ou cilíndricas.

– Creme dental

Muitas pessoas reclamam do aumento da sensibilidade nos dentes após colocarem aparelho ortodôntico. Nesses casos, recomenda-se o uso de cremes dentais com nitrato de potássio em sua composição, que aliviam as dores dos dentes sensíveis e protegem melhor a mucosa oral.

– Fio dental ortodôntico

Apesar de ficar um pouco mais trabalhoso passar o fio dental com o fio do aparelho atrapalhando, o uso do fio continua sendo fundamental. O fio dental ortodôntico vem com duas pontas rígidas, o que facilita a passagem por baixo do fio e, consequentemente, melhorando a limpeza.

As dicas foram úteis? Clique aqui e acesse nossa loja virtual para encontrar os melhores produtos de higiene bucal para suas necessidades.

Deixe uma resposta